• (19) 3867-2946
  • (19) 99704-9097
19 99704-9097

Blog

Dicas: Perguntas comuns em uma entrevista de emprego

Para demonstrar interesse e que você tem o perfil da vaga, uma preparação para tal é de extrema importância. Segue algumas dicas e perguntas mais comuns em um entrevista de emprego, para que assim você consiga se preparar melhor para suas respostas de acordo com as necessidades da empresa e da vaga.

Conte-me sobre você:

Esta é uma pergunta comum e é designada a quebrar o gelo. Uma resposta forte e sucinta ganhará rapidamente a atenção do entrevistador e te destacará dos outros candidatos que usarão a pergunta para contar sua história de vida. Dê uma descrição breve e concisa de quem você é e quais são as suas principais qualificações, pontos fortes e habilidades. Adaptar sua resposta à vaga e indicar os maiores benefícios que você tem para oferecer a um empregador fará com que o entrevistador queira saber mais sobre você.

Por que quer trabalhar aqui?

O entrevistador está tentando avaliar seu entusiasmo pela vaga e seu nível de conhecimento sobre a empresa. Dê exemplos específicos de coisas que te atraíram e elabore seus pontos fortes, realizações e habilidades, e como elas correspondem à descrição da vaga, tornando-o o perfil ideal.

Quais são seus pontos fortes?

O entrevistador quer saber no que você é bom, e como isso se encaixaria na vaga. Escolha alguns de seus pontos fortes solicitados pela vaga e dê exemplos de como você os demonstrou de forma bem sucedida no passado. Pontos fortes podem incluir a habilidade de ler rápido, ter compostura sob pressão; ser multitarefas; foco em equipe ou sua habilidade de trabalhar de forma autônoma.

Quais são suas maiores fraquezas?

O entrevistador está tentando avaliar sua autoconsciência. Todos nós temos fraquezas, então é melhor não falar que você não tem nenhuma. Evite usar a palavra “fraqueza”, no lugar dela fale uma “área para desenvolvimento” que não seja essencial para a vaga, ou especifique um “desafio” que você está tentando superar. Demonstrar vontade de se desenvolver e enfrentar seus desafios torna a resposta algo positivo.

Quais foram suas realizações até o momento?

O entrevistador quer saber se você é uma pessoa de muito sucesso, e avaliar como suas realizações serão benéficas para eles. Selecione uma ou duas realizações recentes que estão diretamente relacionadas à vaga. Identifique as situações, as ações que você realizou as habilidades que você usou e os resultados positivos, quantificando os benefícios assim que possível. Mostre como você pode usar o que aprendeu na sua nova função.

Qual é a situação mais difícil que você enfrentou no trabalho?

O entrevistador está tentando descobrir a sua definição de ‘difícil’ e se você pode mostrar uma abordagem lógica para resolver problemas. Selecione uma situação de trabalho complicada que não foi causada por você. Explique a forma como você abordou o problema, incluindo as ações tomadas e a solução aplicada para superar o problema. Dê sua resposta com o ar de alguém que considera complicações e frustrações como parte do trabalho na sua jornada.

Quais são seus objetivos para o futuro?

Um senso de propósito é uma característica atraente em um candidato, então essa pergunta é designada a explorar suas ambições e a extensão do seu planejamento de carreira. Seu compromisso também está em questão, mas evite uma declaração sem expressão, como “Eu quero estar na sua empresa”. Em vez disso, descreva como seu objetivo é continuar crescendo, aprendendo, agregando valor e assumindo novas responsabilidades no futuro que se baseiam no cargo para o qual você está se candidatando.

Enfim…mesmo sabendo que cada entrevista seja única, há algumas perguntas comuns feitas em entrevistas que qualquer um que estiver procurando por um emprego deve estar ciente. Prepare-se para sua próxima entrevista com perguntas sobre:

Seus sucessos e fracassos passados (e o que você aprendeu desde então);  Por que você quer deixar seu atual empregador e empresa; Seus objetivos para o futuro; O que você sabe sobre a empresa que está contratando; Seus pontos fortes e fracos pessoais.

Matéria Extraída e Adaptada dos sites: https://www.roberthalf.com.br/central-do-conhecimento/buscar-recolocacao e https://www.michaelpage.com.br/advice/carreira-profissional/dicas-de-entrevistas (acessado em 03/06/2018)